Os tempos são outros, e a pandemia veio para desafiar os donos de empresas. É hora de se reinventar, o mais do mesmo parece não se aplicar mais.
Para alguns tipos de empresas, o teletrabalho pode trazer vantagens, mas desafios também, e um ponto importante, o teletrabalho não se aplica à todas as atividades.
Não está nada fácil, não é mesmo?
Listamos alguns pontos que podem ajudar na avaliação das vantagens e desafios do Teletrabalho:
Vantagens
- Jornadas de trabalho flexíveis
- Redução de custos para a empresa e o colaborador
- Disponibilidade (sem deslocamento, atrasos, faltas)
- Aumento da produtividade
- Qualidade de Vida e conforto
Desafios
- Integração de novos colaboradores e contato com a cultura organizacional
- Nem todos os departamentos podem realizar suas atividades fora da empresa
- Manter o colaborador engajado com a cultura da empresa
- Líderes e gestores preparados para gerir um time remoto
- Uso de ferramentas do colaborador para tratar assuntos da empresa
- Cuidados com o acessos a dados sensíveis
- Manter a sinergia de um time para realizar trabalhos juntos
O funcionário pode trabalhar de casa ou de qualquer outro local e ainda assim, a operação ter sucesso. O mais importante aqui, é ter uma cultura organizacional para suportar a mudança, ferramentas que permitam que o colaborador possa trabalhar remotamente, processos, metas e prazos estabelecidos para as entregas.
Vale lembrar, que alguns funcionários preferem trabalhar de dentro da empresa, por não ter a mesma produtividade, espaço, privacidade e conforto em sua casa.
A prática do teletrabalho era mais comum em cargos de liderança, e agora está disponível até para os mais baixos cargos de uma empresa.
Segundo estudo recente apresentado pela PageGroup, em parceria com a PwC, 67% dos profissionais no Brasil preferem um regime integral de home office ou um modelo híbrido com uma ou duas idas ao escritório durante a semana. A pesquisa aponta que 35% das mulheres dizem ser mais produtivas no home office, em comparação com 27% dos homens, assim como 64% dos jovens da geração Z, nascidos já no fim dos anos 1990.
Mas sabemos que não é tudo assim tão magnífico, toda mudança leva um tempo para adaptação, respeitar os horários de início e término de jornada, como também a pausa para o almoço, é um ponto importante, por não estar vendo seu colaborador, é possível deduzir que a pausa está maior do que o permitido.
Novos tempos pedem novos modelos de trabalho, excesso de reuniões não ajudam na produtividade, no engajamento do colaborador e no controle dos seus horários de trabalho.
Onde anteriormente pedíamos licença para adentrar a uma sala de reunião, agora precisamos pedir licença para entrar na casa do colaborador.
Muitas empresas não poderão endurecer quando o assunto for teletrabalho, então melhor se ajustar e adaptar ao novo normal, sendo que “de novo” não temos muito, essa é a atual realidade.
Listamos algumas dicas de como implantar o teletrabalho na sua empresa:
- Disponibilize a infraestrutura ideal para seus colaboradores;
- Use e abuse dos serviços de armazenamento em nuvem;
- Concentre as informações da empresa em softwares que possam garantir a segurança necessária dos dados que estarão armazenados;
- Fortaleça sua operação com processos, rotinas e metas;
- Use aplicativos de comunicação profissional;
- Reúna a equipe nos momentos onde a troca de informação, conhecimento e experiência possa fluir;
- Sempre, sempre e sempre respeite os horário de trabalho.
Ainda existe muito receio das empresas aderirem ao teletrabalho, mas acreditamos que com este artigo conseguimos trazer clareza para avaliar as vantagens e desafios do teletrabalho para pequenas empresas.
Agora é com você, compartilhe este artigo, assim vamos ajudar mais empresas a se preparar para o teletrabalho.
Sobre a Efecta
Potencializamos empreendedores para superarem seus desafios e crescerem.
Alinhamos teoria e experiência, compartilhamos conhecimento que você pode colocar em prática na sua empresa no mesmo dia.
Ajudamos você e sua empresa na transformação, mas depende de você querer.
Gostou do conteúdo? Então nos acompanhe através das redes sociais, estamos no Facebook, Instagram e Linkedin!