Cultura Organizacional – Essencial para o seu Negócio

Cultura Organizacional – Essencial para o seu Negócio

Cultura Organizacional – Essencial para o seu Negócio

Cultura Organizacional é um tema pouco abordado pelas empresas, mas pode ser um grande vilão do seu negócio.

Todas as empresas buscam constantemente enraizar seus valores de ética, comprometimento, responsabilidade social, mas estes serão aplicados por seus colaboradores, funcionários, prestadores de serviços e para que se obtenha o resultado esperado a sinergia e o alinhamento com o negócio precisam acontecer.

A cultura organizacional é formada por valores transferidos dos donos do negócio, sucessores, pelos valores da empresa, pela política de RH estabelecida, pelos valores pessoais dos profissionais que a empresa trouxe do mercado para trabalhar e pelo clima e imagem interno da empresa.

E assim vocês se questionam, como posso fazer para descobrir os valores pessoas dos profissionais que tenho para atingir positivamente na cultura organizacional da minha empresa? Esse é um trabalho super importante so RH, pois se inicia no momento de descrição da política de cargos, no perfil da vaga a se trabalhar, muito antes de iniciar o processo de recrutamento e seleção. Mas este é um assunto que abordamos no blog posteriormente.

Outro fator que precisa ser trabalhado constantemente na empresa é o chamado clima e imagem interna. Todos dentro da empresa são observados tanto pelos gestores como por seus subordinados, então a referência positiva apoiará para a formação da cultura organizacional. Algumas vezes exemplificamos que colaboradores, funcionários e prestadores de serviços são como filhos, alguns bonzinhos s outros meio rebeldes, mas estão ali dia a dia te observando para obter referências de valores e comportamentos e sairão replicando. Então, crie uma imagem positiva de seus valores, ética, comprometimento, atente-se sobre sua postura, promessas, comunicação e respeito com seus colaboradores, funcionários, prestadores de serviços, clientes e fornecedores, para que a referência seja sempre positiva.

Mantenha uma comunicação aberta com sua equipe, mas o respeito tem que prevalecer, monitore os hábitos e qualquer desvio que notar, atue firmemente para corrigir, maus hábitos se enraízam rapidamente e se não tratá-lo a tempo poderá enfrentar grandes problemas como: perder uma equipe de alta performance, rotatividade de funcionário, queda nos resultados do seu negócio, rotatividade de funcionários e imagem negativa no mercado.

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