Já estamos chegando ao final do primeiro mês do ano de 2019, e você já parou para analisar os resultados obtidos no ano de 2018? Sua empresa fechou no azul? Seu plano para 2019 já está em prática?
O passado, o presente e o futuro.
Fica difícil projetar o que queremos de futuro se não sabemos direito de onde estamos vindo e nem como estamos indo, não é verdade?
Muitos empreendedores se frustram quando olham os resultados depois de alguns meses e sentem que falta algo, que o caixa não está fechando saudável, que precisa vender mais, que precisa, precisa e precisa, mas se vê imerso a um turbilhão de coisas, problemas, falta de dinheiro, atraso nas entregas, e isso é só o começo.
Para este ano, você sabe o que tem que fazer, sabe de fato no que errou no ano passado, o que precisa melhorar, então vamos fazer acontecer!
2019, o ano da….
Você sabia que a palavra para este ano é ESPERANÇA, isso mesmo, muito se esperança desse ano, mudanças no poder executivo do país, na economia, nos mercados e já se comentam que será o ano onde a colheita virá, ainda não tão rica como se espera, mas muito promissora.
Plante certo para colher certo
Organize sua empresa para colher o que virá de bom deste ano, mas tão importante quanto colher é plantar. Você já está plantando algo? Se ainda não começou, vamos te dar uma forcinha, pois só colherá o que semear.
Então, vamos lá, comece pelo começo, ou seja:
1. Mapeamento e Avaliação
Comece por mapear e avaliar seus produtos e/ou serviços, seus preços, seu mercado, seus potenciais clientes e clientes atuais.
Antes de sair de casa pra vender, precisamos saber pra quem vender, o que e como vender, para então decidir quanto queremos ganhar. O esforço da venda tem que ser pago de forma satisfatória.
2. Estruture a sua força de vendas
Não precisa ser um time grande, mas precisa ser alguém que goste de vendas, que goste de pessoas, que se motiva através de desafios e que goste de dinheiro. Mas quem não gosta de dinheiro?! Acontece que se um vendedor não estiver motivado a sempre vender mais, receber uma comissão que deixe ele cada vez mais motivado a vender mais, sem que o fixo lhe pague as contas dando total conforto, você estará fadado a estagnação.
3. Venda melhor
Vender é bom, vender mais é ainda melhor, mas a venda precisa ser sadia, precisa cobrir os custos, precisa ter margem de lucro. Você precisa saber se seus valores estão aplicados corretamente, precisa saber seus custos de operação.
4. Tenha um ciclo de vendas
Além dos valores pra precificar bem seus produtos e/ou serviços, você precisa ter um método pra vender, não pode pular etapas, precisa saber qual o momento de avançar fortemente ou de recuar antes que perda toda a venda e o cliente.
Se você tem um processo de vendas, a revisão é importante, pois irá garantir se as etapas precisam de ajustes, se o seu produto e/ou serviço são aderentes ainda para o mercado que está trabalhando, conseguirá identificar em qual fase seu processo está falho ou se está redondinho agora e pode ser replicado e/ou automatizado.
5. Desenvolva a força de vendas
Não adianta ter vendedores motivados a vender se ele não souber vender. Capacite seu time para vender da forma correta, vendedores chatos ou desalinhados não tem resultado. Se você acha caro capacitar o vendedor, experimente não capacitá-lo.
6. Melhore sempre
Como todo processo, faz-se necessário passar pela etapa de melhoria contínua, esta á uma fase tão importante quanto as anteriores, lembre-se que é nesta fase que irá garantir que continue vendendo mais e melhor.
Vendas não é um processo simples, pois existem diversos fatores que podem afetar o resultado final, interação humana, poder econômico, necessidade e viabilidade do produto e/ou serviço naquele momento do mercado. Hoje pode estar em baixa e amanhã pode estar em alta.
Mude sua visão, enxergue vendas não somente como uma arte, mas sim como uma ciência, pois é através do estudo e análise dos componentes envolvidos na transação que se obtém os melhores resultados. Para vendas não basta apenas o talento, mas também a tática.
Aqui deixo um desafio para você: desenvolva o verdadeiro vendedor em sua empresa, seja arte e ciência, e transforme seus resultados, tire os sonhos do papel e traga-os para a realidade, dê-os vida.
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