Processo de Contratação de Funcionários

Processo de Contratação de Funcionários

Um processo de contratação de funcionários é uma etapa importante para validar como estou alinhando meu negócio ao mercado.

Em medias e grandes empresas este é um trabalho executado por profissionais de RH, com formação em psicologia ou Gestão de Pessoas, com etapas longas, muitos testes antes de uma avaliação final com o gestor da vaga, e o peso para o resultado final vem das habilidades, competências e atitudes, mas para o as micro e pequenas empresas, o processo de contratação é feito pelo dono, com no máximo 2 etapas, sendo a primeira uma entrevista e a segunda um teste pratico, e o resultado final vem do feeling do dono.

Em ambos cenários, é necessário ter claro um plano de cargos e salários, lembrando que quando trazemos um profissional do mercado, estamos comprando suas habilidades, competências e atitudes, e o candidato compra sonhos.

A proposta de uma política de cargos e salários serve para determinar quais cargos tenho em minha empresa. Qual meu organograma hierárquico, qual a diferença de um cargo junior, pleno e senior, quais as faixas salariais que aplico pra cada cargo, desta forma você traçará o tempo e as etapas de evolução de um funcionário dentro de sua empresa, o chamado plano de carreira.

Antes de iniciar a abertura da vaga do processo de contratação, é preciso analisar as características da área e o perfil da equipe que ja fazem parte, para que a adaptação de um novo profissional seja o mais transparente possível, mantendo a sinergia da equipe.

Após esta etapa inicia-se o processo de divulgação de vagas, podendo ser interno e externo. As vagas internas normalmente são divulgadas sem salários, mas com descritivos do cargo, responsabilidades, jornada de trabalho, ja para candidatos externo a informação salarial é opcional, este é um filtro que pode atrair um perfil mais assertivo, tudo depende do quanto a faixa salarial de sua empresa está alinhada ao mercado.

Na etapa de triagem, recrutamento e seleção, o processo precisa ser objetivo para se tornar rápido e funcional, leia atentamente o currículo dos candidatos, use um marca texto pra destacar as informações que foram encontradas e coincidem com o perfil da vaga e ja descarte os candidatos que não as tem. Contate os candidatos pré selecionados, tire dúvidas sobre alguma informação e marque as entrevista.

Durante a entrevista seja claro na comunicação, tenha em mãos as perguntas que precisam ser feitas, faça anotações durante a conversação, ao concluir libere o candidato com as informações das etapas do processo que está participando. É muito importante contatar o candidato para posicionar sobre o processo, mesmo que não tenha sido aprovado, pois estamos lidando com expectativas e sonhos das outras pessoas.

Entre em contato agora com a Efecta e faça sua empresa crescer de forma estruturada e saudável.

Share This