Como organizar uma rotina de trabalho saudável e sem culpa

Como organizar uma rotina de trabalho saudável e sem culpa

Para que tenhamos qualidade de vida, um tempo para filhos, amigos, família, casamento e lazer, buscamos com uma certa frequência otimizar nosso tempo com a rotina de trabalho, mas também trabalhar com qualidade, otimizar nossas tarefas do lar, nosso tempo com atividades rotineiras, mas mesmo assim falta-se tempo, 24 horas do dia não dão conta de tantas responsabilidades e tantos papéis que assumimos e bate o sentimento da culpa e toda essa relação deixa de ser saudável.

Listamos algumas dicas que podem contribuir para sua rotina de trabalho e assim reduzir o peso da culpa.

  • Monte uma lista de atividades recorrentes e as pontuais que precisarão ser distribuídas ao longo dos dias, pois assim conseguirá tirar da cabeça as preocopações em não esquecer algo e visualizará todas as atividades e pendências que necessitam de sua atenção.
  • Programe seu dia ou sua semana com antecedência, isso contribuirá para que se algum imprevisto acontecer, você consiga remanejar suas atividades sem grandes impactos, saberá o que e como priorizar. Faça uma listinha com antecedência, pode ser 1 dia antes, no caso da lista semanal, programe na sexta ou no domingo a sua próxima semana.

Na programação semanal, insira atividades que lhe dêem prazer, que sejam uma quebra da rotina pesada do trabalho, assim conseguirá se divertir e recarregar as energias para continuar a semana.

  1. Seja criterioso em estabelecer prazos e prioridades, isso evitará o desgate de energia do corpo e mente em se preocupar com antecedência com algum assunto que será tratado no futuro.
  2. Compartilhe responsabilidades da execução das atividades, sejam do trabalho ou do lar, com todos os envolvidos, assim você obterá maior comprometimento das pessoas e aliviará sua carga.
  3. Assuma novos papéis e responsabilidade se tiver condições de executá-los, caso contrário, você estará aumentando sua lista de tarefas e o peso da sua culpa em não conseguir produzir.
  4. Se identificar que não haverá prazo suficiente para executar e entregar os trabalhos no prazo, comunique os envolvidos com antecedência, solicite ajuda, talvez compartilhando a informação poderá obter sugestões de como otimizar e fazer em menor tempo ou estender o prazo incialmente definido pra entrega.
  5. Estabeleça uma rotina saudável de alimentação e horários, respeitando suas refeições e horário de descansos, isso contribuirá para seu relaxamento, abrir a mente e oxigenar um pouco. Muitas vezes em momentos de puro relaxamento e diversão as pessoas acabam encontrando a solução de um problema, ideias para seu negócio ou projeto que estejam trabalhando.
  6. Sempre que possível esteja por inteiro se dedicando e curtindo seus momentos de lazer, frequente lugares amplos, com energia saudável, com pessoas de bem com a vida, isso irá atrair uma atmosfera de energia positiva e contribuirá para seu bem estar.

Entre em contato agora com a Efecta e faça sua empresa crescer de forma estruturada e saudável!

Share This