Equilíbrio entre razão e emoção para Empreendedores

Equilíbrio entre razão e emoção para Empreendedores

Quando a razão e a emoção não estão em equilbrio

Fica fácil falar que para se ter uma relação saudável entre trabalho, vida pessoal e saúde basta estabelecer um equilíbrio entre esses pilares. Mas na prática, este é um ponto muito difícil de se trabalhar, complexo para alguns perfis de pessoas, e além do sentimento de culpa, a ausência perante amigos e familiares, o impacto negativo na saúde, o negócio também é impactado e por vezes pode até ser arruinado.

Existem casos que a solução vem através de acompanhamento médico, coaching ou mentoria profissional, pois o equilíbrio entre razão e emoção já não existem mais.

Por ora é comum encontrar empresários e empreendedores que estejam tão envolvidos em seus negócios, na rotina diária, nos problemas ou projetos que estão tocando que parece existir o tão desejado equilíbrio entre razão e emoção, mas basta algo não dar certo e tudo se perde.

A razão por vezes sabota bons negócios, pois ela é conservadora em correr riscos, eles precisam ser calculados e recalculados, mas se souber usar essa característica o retorno pode ser positivo.

Também encontramos casos onde se perde uma oportunidade de crescimento do negócio, ou investe-se em algo tão fantástico e promissor porque a emoção falou mais alto, mas a razão não estava presente pra fazer o equilíbrio, não sinalizou pra analisar se existe o risco, e tudo se perde.

Em posições onde a tomada de decisão precisa ser rápida, se faz necessário o desenvolvimento e treino deste equilíbrio, para alternar entre razão e emoção analisando cada situação de forma ampla.

Evite decidir qualquer situação que possa ter um impacto significativo no calor do momento, tente se afastar do local em que se encontra, compartilhe se possível com outras pessoas que não estejam envolvidas com o assunto, escute segundas e terceiras opiniões, se isole por um momento para refletir sobre sua visão e as visões de pessoas que estão de fora, pondere cada ponto e ai sim tome sua decisão, desta forma você faz a emoção e a razão trabalharem a seu favor.

Entre em contato agora com a Efecta e ajudamos você a equilibrar seus papéis.

Iniciar conversa
Como podemos ajudar?
Olá, Como podemos ajudar?